Sabemos da importância do marketing nas empresas em qualquer segmento. Muito se fala atualmente no marketing digital ser aplicável para todo e qualquer tipo de negócio sem exceção; Não importa o que a empresa vende, quantos colaboradores possui, qual o é o faturamento médio enfim, "nada" é impeditivo no que diz respeito a fazer marketing.
Essa é a ideia que uma parte dos profissionais em vendas do mercado levanta. Mas será que é isso mesmo?
É assim que funciona no varejo e mercado Farma?
Primeiro, Marketing de acaso e Marketing efetivo são conceitos diferentes.
Falando das farmácias, grande parte delas realizam ações de marketing de acaso.
Não há um plano ou calendário sobre o que vai ser feito;
Não há produtos pré-definidos para determinado período promocional;
Não há pontos de análise de retorno e mensuração;
Não há um treinamento da equipe para receber os clientes;
Não há pessoas suficientes para acompanhar de perto a iniciativa;
Não há padronização na comunicação entre os atendentes e os clientes;
Não há motivação nem engajamento por parte da equipe da farmácia e vários outros gargalos existentes.
Tudo isso é reflexo da sobrecarga de trabalho farmacêutica.
Claramente um Marketing efetivo vai ser o oposto de tudo isso o que realmente trará resultado financeiro, reconhecimento e liberdade administrativa aos gestores farmacêuticos.
Para responder ao contexto anterior sobre Marketing Digital ser para toda e qualquer farmácia aqui vão 3 pontos:
Ponto 1: Qual a qualidade organizacional da farmácia atualmente?
Para responder isso basta definir questões comuns do dia-a-dia de trabalho:
Como é o controle de estoque atualmente?
De cada 10 clientes que vão à minha farmácia atrás de um produto, quantos eu realizo a venda naquele momento?
Em média quantos produtos ao período eu perco venda por não possuir à pronta entrega?
Como está a eficiência de vendas do time de atendentes?
Eles estão insatisfeitos com algo? Eles seguem processos?
As negociações de preços estão coerentes?
E o cliente, está satisfeito ao comprar na farmácia?
Prestar atenção na organização e fluidez operacional da loja é imprescindível. Este ponto literalmente é arrumar a casa antes de receber as visitas, já que qualquer gargalo no meio da operação pode resultar em prejuízos significativos tanto na parte de produtos, quanto no atendimento. Se o gestor não souber responder pelo menos 4 das 7 questões do exemplo acima é hora de arrumar o mais rápido possível através de processos.
Ponto 2: Qual a autonomia da equipe?
É muito comum encontrarmos farmácias onde trabalham 2 a 4 pessoas por turno. Neste regime com um time de trabalho extremamente enxugado a otimização de tarefas e processos se tornam ainda mais importantes já que existem as tarefas que condizem à função do colaborador e outras em que ele inevitavelmente precisa prestar apoio;
Atender no balcão e no telefone;
Limpar e organizar o estabelecimento;
Auxiliar nos pedidos, entradas e envios de mercadorias;
Auxílio no caixa;
Auxílio em serviços de conveniência e etc.
Sendo essa a realidade de muitas farmácias, neste cenário os colaboradores têm sua autonomia reduzida não dando conta e tampouco realizando tudo dentro da excelência esperada se aplicado um plano de marketing de alta performance.
Ações em marketing não massivas, planejadas e pontuais podem fluir melhor se comparada a de alta performance. Considere uma ação pontual a promoção especial de Dermocosméticos somente nos 5 primeiros dias do mês só para a base cliente ativa mais recente e uma ação massiva de alta performance uma campanha de vendas utilizando Social Ads por 30 dias atingindo o maior número de pessoas tanto compradores quanto não compradores destinando para WhatsApp e telefone simultaneamente.
Pensar na autonomia e produtividade do time é essencial antes de qualquer ação que demande mais energia para gerar vendas e satisfação do cliente.
Ponto 3: Qual a autonomia Financeira?
Marketing não é despesa, é investimento. Igualmente os demais departamentos de uma empresa o crescimento vem conforme o investimento. O legal do marketing digital é a escalabilidade e flexibilidade onde não é necessário rios, lagos e riachos de dinheiro para trabalhar e ter resultados. Mas claramente, se faz necessário um mínimo.
Para investir em campanhas publicitárias personalizadas da sua farmácia no Google e redes sociais por exemplo pelo menos R$ 1.000,00 reais mensais na plataforma já é suficiente para obter resultados que variam de acordo com o objetivo final dessa campanha.
Se a farmácia possui alguém interno que não é de marketing para cuidar dessas campanhas seu custo fica basicamente no Budget da plataforma (citado acima) + ferramentas, custos trabalhistas comuns e também o tempo extra que deve ser dedicado a estudar ferramentas, ler desempenho, melhorias, e novas estratégias.
Se a farmácia possui equipe de marketing própria o custo fica o Budget + ferramentas e todo o custo trabalhista da equipe.
Se a farmácia tiver assessoria, seu custo será o Budget + Mensalidade fixa.
O ponto aqui é: Constância se faz necessária. Não adianta começar o projeto e desistir com 30 ou 60 dias por motivos financeiros.
Tendo em vista agora Qualidade Organizacional, Autonomia Operacional e Financeira o gestor olhando para dentro da sua farmácia pode refletir melhor sobre o momento atual dele e se realmente faz sentido o contexto do "marketing para todos em qualquer circunstância".
Como especialista em Growth da Pear, eu Conrado aconselho o máximo estudo de negócio da sua empresa antes de qualquer passo à diante.
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