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Marketing Digital na pequena Farmácia: 3 pontos que todo gestor deve prestar atenção antes de implementar.

Atualizado: 12 de jul.


Marketing Digital para Farmácias

Sabemos da importância do marketing nas empresas em qualquer segmento. Muito se fala atualmente no marketing digital ser aplicável para todo e qualquer tipo de negócio sem exceção; Não importa o que a empresa vende, quantos colaboradores possui, qual o é o faturamento médio enfim, "nada" é impeditivo no que diz respeito a fazer marketing.

Essa é a ideia que uma parte dos profissionais em vendas do mercado levanta. Mas será que é isso mesmo?


É assim que funciona no varejo e mercado Farma?


Primeiro, Marketing de acaso e Marketing efetivo são conceitos diferentes.

Falando das farmácias, grande parte delas realizam ações de marketing de acaso.

Não há um plano ou calendário sobre o que vai ser feito;

  • Não há produtos pré-definidos para determinado período promocional;

  • Não há pontos de análise de retorno e mensuração;

  • Não há um treinamento da equipe para receber os clientes;

  • Não há pessoas suficientes para acompanhar de perto a iniciativa;

  • Não há padronização na comunicação entre os atendentes e os clientes;

  • Não há motivação nem engajamento por parte da equipe da farmácia e vários outros gargalos existentes.


Tudo isso é reflexo da sobrecarga de trabalho farmacêutica.


Claramente um Marketing efetivo vai ser o oposto de tudo isso o que realmente trará resultado financeiro, reconhecimento e liberdade administrativa aos gestores farmacêuticos.


Para responder ao contexto anterior sobre Marketing Digital ser para toda e qualquer farmácia aqui vão 3 pontos:


Ponto 1: Qual a qualidade organizacional da farmácia atualmente?


Marketing Digital para Farmácias

Para responder isso basta definir questões comuns do dia-a-dia de trabalho:

  • Como é o controle de estoque atualmente?

  • De cada 10 clientes que vão à minha farmácia atrás de um produto, quantos eu realizo a venda naquele momento?

  • Em média quantos produtos ao período eu perco venda por não possuir à pronta entrega?

  • Como está a eficiência de vendas do time de atendentes?

  • Eles estão insatisfeitos com algo? Eles seguem processos?

  • As negociações de preços estão coerentes?

  • E o cliente, está satisfeito ao comprar na farmácia?


Prestar atenção na organização e fluidez operacional da loja é imprescindível. Este ponto literalmente é arrumar a casa antes de receber as visitas, já que qualquer gargalo no meio da operação pode resultar em prejuízos significativos tanto na parte de produtos, quanto no atendimento. Se o gestor não souber responder pelo menos 4 das 7 questões do exemplo acima é hora de arrumar o mais rápido possível através de processos.


Ponto 2: Qual a autonomia da equipe?


Marketing Digital para Farmácias

É muito comum encontrarmos farmácias onde trabalham 2 a 4 pessoas por turno. Neste regime com um time de trabalho extremamente enxugado a otimização de tarefas e processos se tornam ainda mais importantes já que existem as tarefas que condizem à função do colaborador e outras em que ele inevitavelmente precisa prestar apoio;

  • Atender no balcão e no telefone;

  • Limpar e organizar o estabelecimento;

  • Auxiliar nos pedidos, entradas e envios de mercadorias;

  • Auxílio no caixa;

  • Auxílio em serviços de conveniência e etc.


Sendo essa a realidade de muitas farmácias, neste cenário os colaboradores têm sua autonomia reduzida não dando conta e tampouco realizando tudo dentro da excelência esperada se aplicado um plano de marketing de alta performance.


Ações em marketing não massivas, planejadas e pontuais podem fluir melhor se comparada a de alta performance. Considere uma ação pontual a promoção especial de Dermocosméticos somente nos 5 primeiros dias do mês só para a base cliente ativa mais recente e uma ação massiva de alta performance uma campanha de vendas utilizando Social Ads por 30 dias atingindo o maior número de pessoas tanto compradores quanto não compradores destinando para WhatsApp e telefone simultaneamente.


Pensar na autonomia e produtividade do time é essencial antes de qualquer ação que demande mais energia para gerar vendas e satisfação do cliente.


Ponto 3: Qual a autonomia Financeira?


Marketing Digital para Farmácias

Marketing não é despesa, é investimento. Igualmente os demais departamentos de uma empresa o crescimento vem conforme o investimento. O legal do marketing digital é a escalabilidade e flexibilidade onde não é necessário rios, lagos e riachos de dinheiro para trabalhar e ter resultados. Mas claramente, se faz necessário um mínimo.


Para investir em campanhas publicitárias personalizadas da sua farmácia no Google e redes sociais por exemplo pelo menos R$ 1.000,00 reais mensais na plataforma já é suficiente para obter resultados que variam de acordo com o objetivo final dessa campanha.


Se a farmácia possui alguém interno que não é de marketing para cuidar dessas campanhas seu custo fica basicamente no Budget da plataforma (citado acima) + ferramentas, custos trabalhistas comuns e também o tempo extra que deve ser dedicado a estudar ferramentas, ler desempenho, melhorias, e novas estratégias.

Se a farmácia possui equipe de marketing própria o custo fica o Budget + ferramentas e todo o custo trabalhista da equipe.

Se a farmácia tiver assessoria, seu custo será o Budget + Mensalidade fixa.


O ponto aqui é: Constância se faz necessária. Não adianta começar o projeto e desistir com 30 ou 60 dias por motivos financeiros.


Tendo em vista agora Qualidade Organizacional, Autonomia Operacional e Financeira o gestor olhando para dentro da sua farmácia pode refletir melhor sobre o momento atual dele e se realmente faz sentido o contexto do "marketing para todos em qualquer circunstância".


Como especialista em Growth da Pear, eu Conrado aconselho o máximo estudo de negócio da sua empresa antes de qualquer passo à diante.


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